27 de agosto de 2011

Cão Amigo


Para sempre, meu cãopanheiro.

Nos últimos dias, participei de um curso sobre gestão de instituições asilares. Não pude deixar de notar que, envelhecer, em qualquer espécie, ao mesmo tempo em que é lindo é muito complexo.

São histórias, sentimentos, lembranças...


Nos asilos, alguns idosos são abandonados pelos seus entes queridos, assim como, alguns animais pelos seus donos.

O idoso "homem" quer e espera carinho e segurança para uma morte digna e tranquila.

Logo, o que faz alguns homens pensarem que um animal idoso não espera o mesmo?

As lições que cada espécie é capaz de dar...

Um idoso me disse com lágrimas nos olhos: “Se meu coração ainda bate, eu ainda tenho vida. E quero ir até o fim".  Confesso que fiquei com um nó na garganta.

E fiquei pensando, o animal idoso também diz tudo isso: com os olhos, com o rabinho abanando, fazendo um esforço para chegar até seu dono, quando não tem mais força nas perninhas, mostrando que ali, também tem um coraçãozinho batendo, também querendo ir até o fim.

Este animalzinho esteve ao lado de seu dono, nas suas alegrias e tristezas, conquistas e derrotas, no nascimento de um filho e na dor da perda de alguém muito querido.

 E existe um mundo todo lá fora, que não os quer.

Você seria feliz, se um filho te abandonasse esperando (de longe), que seu coração, uma hora deixasse de bater?

O que faz alguém pensar que o tempo não é igual para todos nós?











Chiquinho, meu cãopanheiro resgatado há 10 anos.

Nanda Almeida
Espaço Dos Animais
(31) 8454-2612

2 comentários:

  1. Parabéns Nanda, pelo excelente trabalho e coração. Aproveito para agradecer o Império da Ração pelo espaço, confiança e apoio. Abraços!! Carol Quelotti

    ResponderExcluir
  2. Como é bom saber, que existem pessoas que ainda tem esse amor pelas criações divinas. Ter um animal, literalmente, alimenta a nossa alma de coisas boas, além de difundir o amor. O carinho de um cão ou qualquer outro animal, nos faz pensar como somos dependentes deles e eles de nós e que é belo essa cumplicida. Nanda, parabéns pelo trabalho "Espaço dos Animais", pela dedicação e carinho com eles!!! Chiquinho e toda tchurminha, tem mta sorte de ter uma mãe tão especial como vc... Amei o texto!!! Grande bjo..

    ResponderExcluir