18 de setembro de 2011

Castração de Cães e Gatos


Centro de Controle de Zoonoses e ONGs atuam juntos em defesa da posse responsável



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Gerência de Zoonoses desenvolvem políticas, em várias frentes, para evitar o abandono e doenças transmitidas por animais. As ações são apoiadas pela sociedade civil organizada nas campanhas de adoção, incentivo à posse responsável e esterilização de animais. Cerca de dez ONG’s, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a produtora Café Pingado Filmes, estão produzindo um vídeo que será exibido nos centros de saúde, em mais uma campanha de prevenção ao abandono de animais.

Em 2009, por meio de parceria com as ONG’s, o CCZ produziu uma cartilha para conscientização da posse responsável. Ela é distribuída nas palestras e visitas realizadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses. Além disso, as ONG’s participam da ‘Comissão Institucional de Saúde Humana em sua Relação com os Animais’, no Conselho Municipal de Saúde, com poder para deliberação e proposição de projetos.

Segundo estimativa do CCZ, Belo Horizonte tem hoje cerca de 300 mil cães e 37 mil gatos. Desse total, aproximadamente 10% têm acesso às ruas sem supervisão. Sendo assim, o trabalho de conscientização tem que ser realizado o ano inteiro, como destaca a gerente do CCZ, Maria do Carmo Ramos. “Nós fazemos palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, distribuímos panfletos explicativos sobre a responsabilidade de se ter um animal de estimação e, ainda, recebemos visitas agendadas de estudantes durante todo o ano. Nosso trabalho não pode parar”, explica.

Outra medida tomada pelo CCZ para diminuir o abandono de animais é a castração. Belo Horizonte já realizou quase cinco mil esterilizações em cães e gatos neste ano. O objetivo é ultrapassar o número do ano passado, quando foram registradas mais de seis mil cirurgias. Nos últimos cinco anos, já foram realizadas quase 20 mil esterilizações. Além disso, a SMSA promove também a adoção de animais de rua. As ONG’s ajudam o CCZ na localização de famílias que queiram adotar esses animais.

Antes de serem adotados, os cães e gatos passam por uma avaliação clínica, fazem exame de leishmaniose, cirurgia de esterilização e tomam a vacina contra raiva. Os animais também recebem um microchip de identificação. As esterilizações são feitas em três centrais fixas localizadas nos bairros São Bernardo, Caiçara e Salgado Filho e em uma unidade móvel. A capacidade de cirurgias de cada uma das centrais é, em média, de 42 cirurgias/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário